Para todos os runners em todo o mundo este devia ser um dia feriado obrigatório no calendário mundial. Hoje celebra-se o Global Running Day e um pouco por todo o mundo os corredores vão sair à rua. Aqui no Porto o Global Running Day está marcado para as 20h30 na entrada do Palácio de Cristal. Vais faltar?

A história do Global Running Day

O movimento Global Running Day nasceu nos Estados Unidos e tem origem no National Running Day que acontece desde 2009. A primeira edição global do evento aconteceu no dia 1 de Junho de 2016 e juntou mais de 2.5 milhões de corredores em 177 países. No total estes corredores percorreram mais de 14.8 milhões de quilómetros.

 

Este evento tem como principal objetivo promover a prática da corrida em todo o mundo. Aqui não interessa o tempo nem a distãncia. O fundamental é partilhar o prazer da corrida.

 

O Global Running Day conta com o apoio de mais de 100 organizações e grupos, entre os quais a Abbott World Marathon Majors, os Atlanta Track Club, a Boston Athletic Association, o Competitor Group, a Houston Marathon Foundation, a Athletics for a Better World Program, os New York Road Runners, os Running USA, os USA Track & Field.

Global Running Day Porto

No Porto, o ponto de encontro está marcado para as 20h30 no Palácio de Cristal. São muitos os grupos de corrida do Grande Porto que se aliaram a esta iniciativa com o objetivo de juntar o maior número de corredores de todos os eventos a nível mundial. Além dos Titan Runners (claro!) vão juntar-se os 100meta, All About, Salgueiros Running, Tartarugas do Asfalto, Gaia Running, Lion Runners, Centro de Marcha e Corrida União de Freguesias Custóias, Gansos, No Tomorrow, Nascidos para Correr, Atalanta Runners e Fit Gaia Trail.

 

O evento portuense vai contar com uma madrinha e embaixadora muito especial. Trata-se da atleta internacional Mónica Silva, recém-vencedora da Corrida do Dia do Pai do Porto e da Meia-maratona de Matosinhos.

IAAF no Global Running Day

Para assinalar este dia a IAAF, Federação Internacional de Atletismo, preparou um evento muito especial. Aliás 24 eventos muito especiais. Trata-se do “IAAF run 24:1”, que consiste em 24 corridas de uma milha, em 24 cidades em todo o Mundo, no espaço de 24 horas. Começa às 17 horas em Auckland na Nova Zelândia e a volta ao mundo acaba em Vancouver, no Canadá. Pelo caminho vai passando por cidades como Nova Iorque, Chicago, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Madrid, Barcelona, Roma, Berlim, e a cidade da Praia, em Cabo Verde.

Abranda o ritmo e não te esqueças de me deixar o teu comentário