Correr tem-me levado a quebrar alguns dos meus limites físicos e a desafiar-me a melhorar. Só que na corrida quando começas a ter mais objectivos desportivos há que levar em conta o desgaste do teu corpo. E não é pouco! No último ano descobri como é fundamental recorrer às massagens desportivas como forma de prevenir lesões de esforço.

Antes via as massagens como um luxo, um simples serviço de relaxamento. Mas hoje são um elemento primoridal da minha preparação para as corridas, especialmente quando se trata de correr a maratona.

Como percebi a importância das massagens

Este processo de descoberta começou no início de 2017, como forma de combater as constantes dores no joelho direito. Além da falta de reforço muscular adequado, a verdade é que a preparação da minha primeira maratona tinha deixado estragos. Andava a correr com uma dor no joelho que ia e vinha com a intensificação de treinos, mas acabava por nunca passar.

Foi por esta altura que falei com um amigo que é massagista e combinamos fazer uma sessão. Comecei imediatamente a sentir as melhorias e a descobrir dores onde nem eu sabia que existiam… Ao fim das primeiras sessões começava a perceber como, mesmo sem sentir dores constantes, havia tensões acumuladas que provocavam outras dores crónicas como as dos joelhos.

Agora percebo ainda melhor a importância dos alongamentos

Tenho muito a agradecer ao Paulo, da StressOut Massagens que me mostrou na prática como as massagens desportivas são fulcrais para melhorar o desempenho de um atleta. Com ele descobri músculos que desconhecia e nunca tinha sentido. Também comecei a perceber muitas das interligações musculares e a perceber ainda mais a importância dos alongamentos. Lutar contra os músculos encurtados passou a ser a minha prioridade nº1.

Na penúltima vez que lá fui, a primeira depois da Maratona de Madrid, estava uma lástima. A grande recomendação dele, além de me “partir todo”, foi alongar, alongar e alongar. Pois foi o que fiz. Logo no dia a seguir fiz uma sessão de 40 minutos de alongamentos no ginásio, para aproveitar a falta de vontade de treinar. E a diferença foi logo visível.

Ajudou-me a perceber melhor os músculos do nosso corpo

Foi também graças às dicas do Paulo que acabei por descobrir por conta própria a origem da minha mazela da Maratona de Madrid. Apesar de ter a dor concentrada na lateral do pé esquerdo, que me dava algum desconforto a andar, percebi que na realidade ela tinha origem na canela.

Deixei de ter receio de me palpar e perceber em concreto onde estão os focos de dor. Além de poder mostrar ao Paulo, também me permite ir à procura de informação que me ajude a perceber os porquês.

A minha rotina de massagens Desportivas

Hoje em dia faço uma massagem de duas em duas semanas, em média. Estas marcações são feitas com antecedência de forma a encaixar com os treinos mais longos e com as provas. A verdade é que, sempre aliadas a um trabalho de reforço muscular, as massagens desportivas tornaram mais fácil a minha preparação para as provas.

Por exemplo, antes a meio da preparação para uma maratona era capaz de, no pico da preparação, ter de reduzir a intensidade ou frequência dos treinos por causa de dores. Hoje percebo que elas têm origem em tensões acumuladas pelo corpo.

Desde que compreendi a importância deste trabalho, agora não me canso de o elogiar e de o recomendar. Acreditem no que vos digo! Depois de perceberem as maravilhas de uma boa massagem, integrada na vossa planificação, não vão querer outra coisa.

Já não vivo sem as massagens

Hoje em dia mal sinto as pernas pesadas, ou sinto aquela dorzinha “que não mata mas mói”, já sei que está na hora de ligar para a StressOut Massagens. Se não ligo ou mando mensagem já sei que vou ter o Paulo a puxar-me as orelhas por estar a faltar às sessões. E é ele que tem razão.

Portanto FICA A DICA: se ainda não fazem massagens desportivas de recuperação com frequência, deviam começar a pensar em fazê-lo. A StressOut Massagens é uma excelente opção com gabinete em Gandra ou massagens ao domicílio.

Se são do Porto ou arredores: contactem o Paulo, marquem uma sessão e experimentem. Entrem em contacto através do Facebook da StressOut Massagens.

Massagens Desportivas com a StressOut Massagens
Massagens Desportivas com a StressOut Massagens

Abranda o ritmo e não te esqueças de me deixar o teu comentário